sábado, 11 de outubro de 2008

meu ponto de vista de madrid

- as pessoas aqui se vestem mais elegantes, mesmo no dia-a-dia, e ainda mais no frio, com aqueles casacos com botões grandes, botas de salto alto com saias longas ou por cima da calça, encharpes, cachecol de todas as formas, materiais e cores, usam muitos acessórios... ok, algumas são bem bregas de tanta coisa que colocam. mas é legal. e ninguém repara no que você veste.


- ao mesmo tempo, tem algumas muito exageradas. aqui se vê emos de verdade, heavy metal que só se vê em revistas (com calças tipo de ginástica BEM coladas, coturnos com milhares de fivelas,  tatuagens de bandas, bandanas, ray-ban, jaquetas de couro com vários emblemas de bandas), punks de verdade (que saem nas ruas com lápis no olho, no rosto todo, moicanos verde-rosa-roxo-azul com gel pra cima, pulseiras de tachinhas, que mais parecem 'tachões'), enfim, coisas que a gente acha que só existe em revista para posar pra fotos.


- os uniformes aqui são típicos, meninas de sainha colegial com meião e meninos com calça comprida e ambos com sapatinhos europeus. muito fofo, não sabia que existiam até hoje! (mas isso só nas escolas particulares).


- na mesma proporção de mendigos no brasil, aqui tem gente na rua tocando violão, guitarra, acordeon, flauta, tambor, violino, saxofone, e tudo o mais que vc possa imaginar no metrô, na rua, com um chapéuzinho do lado pra deixar esmola. alguns são talentosos mesmo, dá até vontade de deixar um trocado. outros pelamordideus, dá vontade de deixar pela coragem de estarem ali esforçando-se para conseguir alguma coisa...


- parque do retiro (ou qualquer outro gramado pela cidade). para ler, caminhar, correr, tomar sorvete, dormir, andar de barquinho no lago, ponto de encontro, tomar um café da tarde, tomar sol (no verão de biquini mesmo e no inverno pra tentar fugir do frio)...


- de noite o que não falta é opção. são tantos os lugares pra sair que é difícil ficar em um só e escolher algum pra ir. e é típico passar pelas ruas perto da puerta del sol (a mais central e famosa) e receber milhares de papeizinhos com free drinks (aqui conhecidos como 'chupitos grátis', onde chupito significa shots, doses, antes que alguém pense merda), free entrances, girl's night (é eu sei, estamos na espanha mas é tudo em inglês mesmo, e quase sempre quem distribui esses papéis são brasileiros!). e não é raro ir em um só pra beber, ver que tá meio vazio ou com gente feia, ir em outro e em outro e em outro... ah! a noite aqui começa mais tarde, as boates começam a encher 1h até 2h30 e normalmente vão até às 4h (sim, é pouco, é que antes a galera fica nos bares e pubs que são baratos enchendo a cara pra depois ir dançar). as que fecham 6h são mais caras mas normalmente são MUITO boas. muita variedade música, muita gente...


- os filmes do cinema aqui são todos dublados. e sim, a tv também. e é uma merda, porque é como ver uma novela mexicana em espanhol tosco mesmo! e nem preciso falar o quão engraçado que é ver simpsons, family guy, 'las chicas gilmore', 'la anatomia de gray' em espanhol! hauehaueuehaua!


- o transporte aqui é lindo! (uma pausa pra um comentário: não posso pensar em reais aqui senão eu não faço nada, então sempre penso numericamente, sem transformar euros em reais). continuando, é lindo porque você pode comprar um abono pagando € 43 por mês e andar ILIMITADAMENTE de metrô E ônibus, pra lá e pra cá! e isso porque tenho mais de 21 anos, porque quem tem menos - ou idosos - pagam € 29! e quando um lugar não tem metrô, tem ônibus e vice-versa. fora que o máximo de tempo que a gente tem que esperar pra ambos chegarem é por volta de 6 minutos! e todo ponto de ônibus tem um mapinha com as rotas de todos os itinerários e todos os pontos que os ônibus que param ali vão. ah e tem os horários também que eles passam! incrível, não?!



----------------------


por enquanto tá bom, depois escrevo mais...

bezutocomsaudadedetodomundo! ;)

7 comentários:

Anônimo disse...

bom, ja que voce escreveu em topicos, vou escrever em topicos tambem. ahauhauha

- echarpes nao tem n. haahauhuaha

- aí tem muito gay assumido. aqui tambem tem muito gay, mas muitos sao bem dixavados, e aí parece que eles são todos bem assumidões (no sentido de que roupas usar). lembra daquele dia que tinha um cara no metrô com um short jeans mais apertado que tudo, perna raspada, unhas feitas, acessorios toodos rosas? e nesse mesmo dia a gente viu mais uns 4 no mesmo estilo.

- que bonitinhos devem ser os uniformes! como eu fui no verão só vi a galera suando as camisetas e shorts mesmo. ahauhahua
ah, e no verão eles nao sao tao elegantes como voce falou nao... na verdade achei bem breguinhas. ahuahauha
deve ser o frio que faz isso com as pessoas. :D

- JURO que nao é a mesma proporçao de mendigos no brasil pro pessoal da rua tocando/apresentando coisas. pode até ser a mesma proporçao de mendigos de paris. alias, nunca vi tanto mendigo na minha vida. hauahhua
mas ainda assim eu acho que tem pelo menos umas 10x pessoas fantasiadas que mendigos de qualquer lugar do mundo. pelo menos no verão. hauahuha

- noite: pub crow. hauahua :p

- "os filmes do cinema aqui são todos dublados." ECA! ahuahauhah
lembrei lá de veneza, fiquei assistindo um seriado australiano dublado em italiano. HAUHAHUA

- transporte: por incrivel que pareça, todas as vezes que eu fui pegar onibus aqui desde que eu voltei daí o onibus passou em menos de 6 minutos. O_o
será que depois de ir praí todos os onibus passam em menos de 6 minutos? ahuahuaha
ah, e em valencia tem esse negocio de mapinha e numeros dos onibus nos pontos tb, lembra? :D

agora chega, acho que escrevi mais que voce. hauhauha
;**

Anônimo disse...

hehehe, gostei de ver a tua visão de Madrid Kika, super inteligente, dá vontade de conhecer a cidade só pelos teus relatos, hehehe!

p.s: Meu Deus, na certa a pessoa aí de cima nunca deve ter andado por Vitória ou Vila Velha pois se tivesse ela veria que Paris tem muuuuiito menos desabrigados do que deu a entender. Comparada a outras grandes cidades como São Paulo ou Rio, Paris tem um número bem menor de moradores de rua, sem contar que são bem menos perigosos... só quis destacar isso, hehehe.

beijos Kikaa!

Anônimo disse...

ricardo,

eu conheço vitoria de cabo a rabo e te digo que paris tem mais moradores de rua sim que aqui.
quanto a vila velha ja nao posso dizer nada, porque ja nao faz parte da civilizaçao. hauahuhaa

voce pode dizer que paris é legal, que é bonito, que tem crepes, mas nao pode negar que tem mendigos e sujeira. eu mesma achei um rato no banheiro de um restaurante super chique lá. hauhaha

esse é exatamente o tipo de gente que eu tento evitar ser, que adora fechar os olhos para os problemas dos outros países e criar uma falsa realidade de que o mundo fora do brasil é perfeito, e ficar falando por aí o quanto seu país é uma merda, ao inves de tentar fazer alguma coisa pra mudá-lo.

estamos todos no mesmo planeta, nao se esqueça disso. o ar da europa nao cheira a flores, e certamente o que os extrangeiros fazem no banheiro nao é menos fedido que o nosso.
:)

Anônimo disse...

opa, juliana aqui em cima, nao ricardo. to doida! aheuaheuahe

Anônimo disse...

Eu acho interessante ver até onde as pessoas conseguem chegar só para poder menosprezar a opinião dos outros. Acho interessante ver o quão baixo elas podem descer para apenas satisfazer o seu ego. Meu caro Ricardo, eu ao contrário de ti acho que Vila Velha é uma civilização sim, os canelas verdes são pessoas que merecem o meu respeito assim como todas as pessoas do mundo, sejam de onde elas forem, se tu não os consideras uma civilização eu apenas lamento a tua infelicidade.

Outra coisa, quando comentares os posts das outras pessoas, por favor não julgues ou cries falsas ideias sobre o que elas falaram, além de ser muito feio é muito mal para a tua credibilidade e ainda por cima é um indicativo de um complexo de inferioridade. Por isso não digas que eu sou o tipo de pessoa que diz que o Brasil é uma merda pois tu não sabes quem eu sou, não sabes do que eu falo. Outra questão, eu acho que tens sérios problemas de leitura pois em momento algum eu disse que a Europa é perfeita e só o Brasil tem defeitos. Não acuses os outros se não quiseres ser acusado.

Tu disseste que tentas evitar ser um tipo de pessoa, na tua descrição como eu, bom, eu não tenho que me preocupar em evitar ser como tu, pois eu definitivamente não sou tão leviano, tão inconviniente, tão caricato e tão cheio de complexos como tu.

Que pena que encontraste um rato no teu restaurante super chique de Paris, na certa devia ser o ratatouille, deves assistir desenhos animados em demasia e é por isso que confundes tanto a realidade com a ficção.

Um beijo Ricardo!

Anônimo disse...

ok desculpe.

só queria te lembrar que quem foi a primeira pessoa a implicar com o outro foi você, e como você mesmo disse, "quem fala o que quer ouve o que não quer". no meu caso eu tive o que mereci e ainda mais não é?
já que veio me encher o saco no orkut.

só achei engraçado demais o fato de você ter me julgado sem me conhecer e depois ficado todo afetado reclamando que eu te julguei de volta, sem te conhecer também. aí escreveu quarenta textos na internet inteira falando mal de mim como se soubesse alguma coisa da minha vida.

:)

Anônimo disse...

ok, desculpas aceites.

Pois, não foi nobre da minha parte, mas o modo como tu falaste irritou-me bastante, e por isso julguei-te também. Mas no fundo eu sei o porquê fizeste o que fizeste. Há muita gente que só fala mal do país em que vivem por prazer e só dizem bem dos outros países, isso irrita-me também, e pelo que parece também irrita-te a ti.

Eu sou normalmente iria ignorar o teu post e seguir em frente, na realidade eu nem sabia que era o teu post, eu pensava que eu de um tal de ricardo, mas ultimamente toda a vez que eu critico algum aspecto do Brasil, aparecem logo 10 pessoas a me criticarem, a chamarem-me disto ou aquilo, e eu simplesmente perdi a paciência, pois assim como eu não sei nada sobre ti, muitas dessas pessoas não fazem ideia do que eu faço para ajudar o Brasil, não sabem as vezes que eu estive a pegar chuva, neve e frio para arrecadar dinheiro para combater a fome no nordeste brasileiro e quando sou julgado dessa forma, eu fico muito irritado.

eu peço desculpa por ter sido tão inconveniente e rude contigo, isso não vai se repetir.