sábado, 16 de agosto de 2008

to realmente encantada como tanta coisa boa tá acontecendo comigo! sério, essas viagens aleatórias estão muito importantes pra mim! eu passo a conhecer meus limites (fisicamente falando, de descer montanha abaixo), quebro a barreira que eu tinha de conhecer pessoas e passo a trocar idéia todo dia com pelo menos alguém diferente de algum lugar do mundo, conheço cidades, estados, países novos a cada descida de trem e me acostumo cada vez mais com minha companhia!


*** passada a parte filosófica, vamos à descritiva ***


(pra quem fica meio perdido, vou explicar como to postando: não estou usando o blog como um diário, escrevendo o que aconteceu no dia que to postando, mas sim, escrevo os acontecimentos mais marcantes da viagem, ou algum detalhe de cada lugar que vou. daí coloco o local e a data do "ocorrido").




interlaken (suíça), 06 de agosto de 2008

dessa vez eu aprendi. peguei um trem mais cedo pra chegar na cidade e procurar o albergue. nem foi difícil, mas admito que achei engraçado. porque no papel pra achar o albergue tava escrito assim: "ir reto saindo da estação entre o banco e o shopping, cruzar os dois círculos do tráfego e depois seguir os sinais marrons até chegar no balmers". aí eu  "tá, nome de rua eu só sei a do albergue, eles não falaram as outras e eu nem sequer achei mapa na estação, mas beleza, vamos 'brincar' de mapa do tesouro." e não é que deu certo? eu achei! nossa, um albergue bem diferente do que eu tava acostumada.


** pausa ** como eram os que eu estava acostumada? quietos mas nem tanto, algumas pessoas chegando de vez em quando, alguns os recepcionistas nos levavam até o quarto mostrando tudo, etc. ** fim da pausa ** 


aí vcs perguntam "e como era esse balmers?" rock todo dia! é, tinha boate na parte subterrânea do albergue. toda hora tinha gente entrando e saindo, milhares de quartos, de banheiros, de gente do lado de fora, nos sofás, cozinha lotada, uma agitação só! no início achei estranho mas depois acostumei! ah sim, vi 2 meninos sentados no sofá com notebook falando em português algo de internet, e fui perguntar se eles sabiam como acessava wi-fi. depois, a pergunta típica de albergue mesmo em outra língua: de onde vc é? (os frequentadores de albergue são pessoas bem curiosas). resposta: de vitória, e vcs? - jardim camburi ¬¬


é, fui pra suíça encontrar capixabas! hauahuahua, muito inacreditável, eu sei! mas eles são gente boa, me falaram as coisas legais pra fazer por lá e tal. essa, aliás, a parte ótima de ficar em albergues. porque uma coisa é ler na internet o que as pessoas falam de um lugar. outra completamente diferente é a pessoa ter ido no lugar e te mostrar fotos ou contar porque vale a pena ou não ir pra lá! e dar as dicas básicas: onde fazer compras, o que não falar, onde comer, dormir, encontrar internet dos outros, etc.


voltando a contar das coisas que eu fiz agora, bom, em interlaken tem muita opção de esportes radicais, mas é tudo meio caro, tipo de 90 francos pra cima (1 euro = 1,7 francos mais ou menos). daí achei uma opção de 37,50 francos, arvorismo. fui. massa demais! achei que era uma coisa fácil, simples e boba, mas passei a tarde toda lá me sentindo uma macaca, indo de árvore em árvore, passando por obstáculos quase impossíveis, eu juro que me senti dessa vez conhecendo cada vez mais meu limite e vendo do que sou capaz! na moral! filosofia de novo, mas porque vale a pena!


bom, aí nessa parada de arvorismo conheci um canadense que tava no mesmo albergue. muito gente boa, parecia que a gente já se conhecia a um tempão. começou a chover, voltamos pro albergue e eu descobri que perdi o último trem pra lucern ¬¬ (como as cidades são pequenas, o trem para de passar cedo). pelo menos consegui um lugar no albergue, fiquei por lá mesmo. no outro dia, vi que a passagem pra lucern era quase 40 francos, e depois eu ia pra bern, mais 30 francos. direto de interlaken pra bern era 30, então pensando economicamente fui direto pra lá. quando cheguei, meu amigo canadense tava no mesmo albergue! foi massa, porque eu reservei sem saber de nada da cidade, só porque aqueles dias eram vagos (quinta-sexta-sábado). aí a gente perguntou o que tinha pra fazer e o cara da recepção falou que estava tendo um festival de música aberto na rua, com vários artistas do mundo todo, não tão conhecidos se apresentando em 4 ruas diferentes.


* festival *

massa! tinha gente que foi pra bern só pelo festival, e a gente sem saber acabou parando lá exatamente nos dias! cada canto tinha um grupo se apresentando: música, teatro, dança, performance.... quando eu tiver paciência coloco alguns no youtube e passo os links... 


quando eu tiver paciência porque agora to na itália, em florença, casa de família (detalhes no próximo post) e só tenho internet roubada da janela. porque eles têm modem aqui, mas não têm a senha. sim, já tentei colocar todos os números possíveis que estão embaixo do modem, o número do telefone, mas não adianta. se alguém souber uma outra opção, qualquer ajuda é bem vinda :)




* fim do post, tá muito longo já! bezucomenta *

Um comentário:

Anônimo disse...

eles terem modem nao significa que eles tem wireless, é wireless mesmo? e se eles tem, fale pra eles ligarem pra quem instalou aí ir reinstalar, ou trocar a senha.

:)

legal as historias da suiça! continua escrevendo aí, conta do curso. :**